Início em Dezembro.
PROGRAMA DO CURSO
MOI3D 4 (MOMENT OF IMAGINATION)
Desenho 2 D, Cotagem, Exportação vectorial, Importação para Scribus 1.6.1, folhas com legenda e linhas especiais.
Modelação 3D, layers: nomes e cores, criação e aplicação de elementos subD, piso, paredes, telhados, escadas, portas e janelas, chaminés, extrusões operações booleanas, tubos, fillet, offset, trim, etc. Vistas e Exportação vectorial, FBX e OBJ. Modelação de vários objectos.
VUE 2024 (BENTLEY)
Terrenos, HDRI, Importação, Plantas e vegetação, Iluminação, Materiais e texturas, PBR, Bibliotecas. Atmosfera. Camera. Renders PathTracer e Cycles. Tratamento da imagem e exportação. Portfolio.
Manuais em português. Programas gratuitos (Moi3D teste por 3 meses). Acesso a Bibliotecas com 40 Gb.
Qualidade profissional. Os modelos podem ser exportados para outros renders e importados pelo Blender, freeCAD e 3DCoat para render no Vulcan, LuxCore, Renderman, POVRay, Intel OSP Ray Studio, etc.
Duração: 14 horas. Presencial: Intensivo- 150€ (6.ª, Sábado e Domingo. Local: Alcanede), via internet: 50€ (Domingo tarde- 14:00-17:30). Certificado de Aproveitamento.
Monitor: Arq.º João Camacho, contactos: lxartes.com
Desenvolvimento
MOI3D v4
Software de CAD com a capacidade de trabalhar em tablets e monitores tactéis. Desenvolvido por um dos programadores principais do Rhinocerus. Uma aplicação sobejamente conhecida pela qualidade das suas NURBS no desenho de cascos de navios e equipamentos semelhantes. O MOI tem um interface simplicíssimo com duas ou três filas de comandos visuais por ícones. A partir daí tudo é possível. Desenhar em 2D como se estivesse em planta com todas as ferramentas de um software de CAD: extend, trim, offset, fillet, linhas com cores, nomes para os objectos, não utiliza layers, exporta para dxf, dwf, 3ds, obj, fbx, stl, skp, e vectorial entre outros formatos. Pode cotar e esconder ou fixar entidades e objectos. Faz operações booleanas, extrusão de faces fechadas, canalização, torcer, alinhar, distribuir, copiar com ponto de referência, desenhar a partir de uma referência, etc. Grelha que pode ser definida pelo utilizador, bem como as cores. Vistas, planta, trás, frente, lado direito e lado esquerdo. Exporta para impressão 3D e maquinação. A versão usada é de teste por 90 dias. A aquisição do programa dá direito à versão 5 beta com bastantes actualizações como grupos, écran escuro, entre outras novidades.
VUE2024
é um programa sobejamente conhecido no mundo das paisagens para filmes de grande envergadura. A sua aquisição há uns anos atrás pela Bentley (um concorrente Autodesk ao mais alto nível com imensas aplicações de engenharia e planeamento de grande dimensão entre elas o MIcrostation) proporcionou a sua disponibilização gratuita. O programa permite modelar terrenos, florestas, praias, rios e animá-los ao mesmo tempo. Junta outro software o Plant Factory também gratuito bem como uma série de livrarias com modelos, materiais, ambientes, plantas, animais e objectos diversos para compor os seus cenários. Tem diversos renders com maior ou menor complexidade consoante as necessidades do utilizador. Os de maior qualidade são o Trace Ray e o Cycles, este é o render do Blender de grande qualidade. Pode usar materiaos PBR e o seu editor é bastante acessível e organizado. Tem caustics, denoise por dois fabricantes Intel e AMD.
O programa permite retirar a altimetria do Google Eart para a modelação dos terrenos. Na sua biblioteca podemos escolher diversos tipos para iniciar o trabalho e modificar. Construir estradas, pontes, comboios, aviões, ambientes, nuvens, localização do projecto, materiais de diferentes qualidades, plantas, árvores consoante a estação do ano e diferenciadas entre elas, número de ramos, folhas, etc.
Este conjunto de programas destina-se a ser usado tanto por arquitectos, designers e paisagistas, como interessados nestas áreas da modelação e Render 3D de alta qualidade. Podem perfeitamente ombrear com as aplicações profissionais mais desenvolvidas sendo as preferidas de um largo grupo de criadores.
As imagens depois de exportadas podem ser usadas em aplicações de paginação comuns como o Scribus ou o Inkscape, onde poderão ser colocadas legendas e folhas com já preparadas para a apresentação profissional dos projectos.