Porto Covo consegue reunir o melhor e o pior. O melhor pelo seu carisma e ambiente. O pior por estar demasiado perto da refinaria de Sines. Nota-se na água, não é completamente límpida. Nota-se nas manchas que cobrem as áreas onde se formam as ondas. Nota-se também na densidade do amanhecer. Sines é uma cidade poluída quer se queira ou não. No entanto, as pessoas preferem esquecer tudo isso e hipotecar o seu futuro com problemas que mais tarde se poderão considerar sintomáticos.
Os grandes navios petroleiro que ficam ao largo com as suas turbinas em pleno iluminando por completo a área em redor durante a noite. As transfegas, o enorme parque industrial que teima em se duplicar para as praias limítrofes tudo isso é um assassinar do nosso património natural.
As empresas e a Câmara Municipal têm tido o cuidado de tentar melhorar o ambiente. Mas ainda falta um pouco mais para que este esteja em condições.
As equipes de cientistas afirmam que a qualidade da água e das populações piscícolas podem-se considerar normais para o tipo de porto que é. Uma refinaria de grandes dimensões em águas pouco profundas.